top of page

Páginas de Música 2015

Encantamentos



Programa.


/ Giacomo Puccini - Manon Lescaut, intermezzo

/ Giacomo Puccini – Gianni Schicchi, “O Mio Babbino Caro”

/ Leonard Bernstein - West Side Story, “Mambo”

/ Leonard Bernstein - West Side Story, “Tonight and I feel pretty”

/ Andrew Webber –The Phantom of the Opera, abertura

/ Andrew Webber –The Phantom, ” Think of me”

/ Andrew Webber – Cats, “Memory”

/ George Gershwin - Summertime

/ Federico Chueca - El Bateo, preludio

/ Miguel Nieto/Jeronimo Gimenez – El Barbero de Sevilla “Me llaman la Primorosa”


 

Entidades apoiadas


Bombeiros Voluntários dos Cardosos Dotação de 1 sala com os equipamentos adequados para a aplicação da terapia por meio do método SNOEZELEN a 22 crianças que necessitam de intervenção especializada, sendo 21 autistas.


Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Leiria

Através da aquisição de medicamentos para pessoas mais carenciadas.


Atribuição de Bolsas de Estudo

Com vista à promoção da educação, foi criada no ano de 2012 a bolsa de estudo “Páginas de Música”, que terá como objetivo a atribuição de bolsas de estudos a alunos do Ensino

Superior que não disponham de um nível mínimo adequado de recursos financeiros.


Comparticipação para aquisição de medicamentos a pessoas carenciadas


 

Artistas


Miriam Sharoni - Soprano

Miriam Sharoni nasceu em Malmö, na Suécia e cresceu em Israel. Foi aluna de canto de Ingeborg Reichelt na Escola Superior Robert-Schumann em Düsseldorf, na Alemanha. Continuou os seus estudos com Judith Beckmann na Escola Superior de Música e de Teatro em Hamburgo, no mesmo país. Graduou-se com distinção e prosseguiu a sua formação com masterclasses de Elisabeth Schwarzkopf, Agnes Giebel, Christa Ludwig, e Mitsuko Shirai/Hartmut Höll. Em 1996 Miriam Sharoni foi galardoada com o Prémio DAAD. No mesmo ano recebeu uma bolsa de estudo do Instituto Vocal de Israel, o que lhe permitiu a sua entrada como estudante na Metropolitan Opera de Nova Iorque. Em 1997 foi vencedora na Competição Internacional de Opereta “Robert Stolz” e no concurso “Elise Meyer” em Hamburgo. Seguiram-se vários recitais na Alemanha, Suíça e Israel. Cantou em várias produções de ópera e oratórias. Foi também convidada das mais importantes rádios e televisões alemãs. Em 1996 realizou a sua primeira performance operática no Teatro Nacional de Schwerin. No ano seguinte foi convidada a cantar no Teatro Municipal de Bremerhaven, também na Alemanha. Entre 1997 e 2001 foi elemento permanente do Ensemble de ópera do Teatro Municipal de Braunschweig. No Verão de 2001 obteve um grande sucesso como Pamina na “Flauta Mágica” de Mozart nas jornadas de Verão Eutiner.

Apresentou-se em diversas produções como Maria de “West Side Story” de Bernstein na Ópera Popular de Viena e no Teatro Vorpommersche de Stralsund. E como Princesa Laya em "The Flor de Havaí" e Sylva Varescu em "The Gypsy Princess".



Orquestra do Norte

A Orquestra do Norte concretiza, desde 1992, o projecto de descentralização da cultura musical, apresentado pela Associação Norte Cultural, vencedora do primeiro concurso nacional para a criação de orquestras regionais, instituído pelo Estado Português nesse mesmo ano.

Com a titularidade de José Ferreira Lobo, a ON foi iniciadora de um trabalho verdadeiramente pioneiro e inédito, tendo-se afirmado no panorama da música erudita, sendo hoje uma instituição reconhecida nacional e internacionalmente. Os objetivos básicos pelos quais sempre se pautou a atividade da Orquestra do Norte passam pela criação de novos públicos, pelo apoio à música e aos músicos portugueses e pela constante renovação do repertório. Vinte e dois anos depois, estes critérios continuam a ser fundamentais para a instituição. Agente de transformações na gestão cultural do nosso País e criadora de um novo paradigma musical, desenvolve uma intensa actividade com temporadas regulares de norte a sul do país. Realizou mais de 3.000 espectáculos em mais de uma centena de diferentes lugares. A ON apresentou-se ainda em Espanha, França e Alemanha. Consciente da importância que representam o aumento e a diversificação da oferta artística qualificada no desenvolvimento cultural da população, no alargamento de públicos e na formação do gosto, a Orquestra do Norte apresentou as obras mais representativas dos grandes compositores da história da música. Servindo o grande repertório orquestral, desde o barroco até ao presente, dá especial atenção à difusão da música portuguesa. João de Sousa-Carvalho, Luís de Freitas Branco, Francisco Lacerda, Corrêa de Oliveira e Joly Braga Santos foram alguns dos compositores portugueses abordados. Os espetáculos da ON incluem concertos sinfónicos, didáctico-pedagógicos, ópera, música de bailado e de câmara. Para além da música erudita, tem abarcado outros géneros musicais, como é o caso do Jazz e música ligeira. A programação da Orquestra do Norte abriu-se a um repertório mais amplo e variado no qual, juntamente com as partituras básicas do repertório sinfónico ocidental, abundam primeiras audições, tanto de música de recente criação, como partituras recuperadas do passado histórico-musical. Com isto, a ON prossegue e intensifica a sua vontade de atender à música dos nossos dias, apresentando obras de compositores como Krzysztof Penderecki, Kristoff Maratka, Karl Fiorini, Alexandre Delgado, Filipe Pires, Nuno Côrte-real, Miguel Faria, José Firmino de Morais Soares, Joaquim dos Santos, Marc-André Rappaz, Emile Ceunink e François-Xavier Delacoste.

Sedeada na cidade de Amarante, a Orquestra do Norte integra profissionais de reconhecido mérito e tem, habitualmente, a colaboração de prestigiados maestros, solistas e coros nacionais e estrangeiros. Dos conceituados directores de orquestra que subiram ao pódio da ON referimos Juozas Domarkas, Krzysztof Penderecki, Federico Garcia Vigil, Álvaro Cassuto e Rengim Gokmen. A ON contou ainda, durante cerca de 17 anos, com a distinta colaboração do maestro Gunther Arglebe enquanto maestro adjunto. Alguns dos mais destacados solistas vocais e instrumentais portugueses e estrangeiros actuaram nos concertos da ON: entre muitos nomes destacamos António Rosado, Eva Maria Zuk, Avri Levitan, Patricia Kopatchinskaja, Kirill Troussov, Michel Lethiec, Robert Kabara, Placido Domingo, José Carreras, Ileana Cotrubas, Julia Hamari, Fiorenza Cossoto e Svetla Vassileva.

Para além da participação regular do seu próprio coro, a Orquestra do Norte colabora ainda com prestigiados coros nacionais e estrangeiros. A assistência da ON ronda os cinquenta mil espectadores / ano, o que revela a sua capacidade de resposta aos diferentes tipos de público e o especial cuidado com a formação dos jovens, através dos concertos pedagógicos que são orientados e executados numa perspectiva didática. A orquestra dedica ainda parte do seu tempo a gravações, tendo co-produzido até ao momento 13 edições discográficas.

A Orquestra do Norte conta com o apoio da Secretaria de Estado da Cultura e tem colaborado com setenta e uma autarquias, fundações, empresas patrocinadoras e instituições culturais.



José Ferreira Lobo - Maestro

Inicia a sua atividade profissional em 1979 como Maestro Diretor da Camerata do Porto, orquestra de câmara que funda com Madalena Sá e Costa. Com a colaboração de solistas prestigiados internacionalmente, apresenta-se em inúmeros concertos no país e no estrangeiro. Em 1992, funda a Associação Norte Cultural, projeto vencedor do primeiro concurso para criação de Orquestras Regionais, instituído pelo Estado português. Neste contexto, cria a Orquestra do Norte, de que é Maestro Titular e Diretor Artístico. Colaborou com artistas consagrados e da sua carreira internacional, destaca-se a direção de ópera e concerto na África do Sul, Brasil, Alemanha, China, Coreia do Sul, Chipre, Espanha, EUA, Egipto, França, Holanda, Inglaterra, República Checa, Eslováquia, Lituânia, Itália, Letónia, México, Polónia, Roménia, Rússia, Suíça, Turquia, Colômbia e Venezuela. Apresentou-se em algumas das mais importantes salas de espetáculo do mundo, nomeadamente na Filarmonia de Munique, Tonhale de Zurique, Ópera Nacional do Cairo, Centro Cultural de Hong Kong, Centro Cultural de Pequim, Teatro Solis de Montevideo, Teatro Cláudio Santoro de Brasília, Teatro Teresa Carreño de Caracas, Filarmonia de Vilnius, Sala Smétana de Praga e no Hermitage de São Petersburgo. Interpretou ainda música sacra nas igrejas da Madelaine, em Paris, Catedral de Catânia (Festival Bellini) e Orsanmichele, em Florença.



 

Galeria de imagens



 

Galeria de vídeos






 

Patrocinadores




bottom of page