Cercilei


Movidos pela necessidade de preencher uma lacuna na Educação Reabilitação das Crianças Inadaptadas, um grupo de técnicos, pais e pessoas interessadas criou em 16 de Julho de 1976, a CERCILEI, em Leiria. Com os olhos postos no futuro, a CERCILEI pretende ser uma instituição de referência nos concelhos de Leiria, Batalha e Porto de Mós, na inclusão do cidadão com deficiência. Actualmente confronta−se com várias necessidades, destacandose a renovação da frota, a
reparação e manutenção do edifício, nomeadamente do telhado impedindo infiltrações e posteriormente intervenção nas paredes do edifício que se encontram bastante danificadas.

Lar Santa Isabel


O Lar Santa Isabel é uma das respostas sociais do Centro Social Paroquial Paulo VI, sendo que a sua existência reporta ao ano de 1973. O Lar é um equipamento social que tem por finalidade o acolhimento de crianças/jovens, no sentido de lhes proporcionar estruturas de vida tão próximas quanto possível às famílias, com vista ao seu desenvolvimento físico, intelectual e moral e à sua inserção na sociedade. Tratando-se de uma casa cuja sustentabilidade é suportada em cerca de 50% pela sociedade civil, escusado será dizer que o Lar Santa Isabel não sobrevive sem a ajuda de toda a comunidade, desde empresas a particulares.

Conferência de São Vicente de Paulo dos Marrazes


A conferência de São Vicente de Paulo da paróquia dos Marrazes, concelho de Leiria, foi fundada em 8 de Setembro de 1935. A Instituição apoia actualmente cerca de 950 pessoas de toda a freguesia, particularmente no que diz respeito a bens alimentares (são cerca de sessenta toneladas distribuídas anualmente), a medicamentos, à reparação de partes de casas degradadas, distribuição de roupas e à ajuda psicológica e moral. Tem uma Direcção de seis voluntários, uma equipa de 12 pessoas e criou recentemente uma equipa de voluntários de âmbito social em todos os sete Centros de Culto da Paróquia.

Conferência São Vicente de Paulo de Colmeias


A Conferência de São Vicente de Paulo da Freguesia das Colmeias é uma instituição sócio−caritativa fundada em 1990, para apoiar pessoas e famílias carenciadas. Actualmente desenvolvem actividades relacionadas com a Loja Social, onde é feita a distribuição de cabazes, escolha de vestuário e mobiliário em conformidade com as doações, visitas semanais aos Lares da Freguesia, organização de Colónias de Férias, comemoração do Dia do Idoso e do Doente e participação na Peregrinação Nacional dos Vicentinos em Fátima. Face ao exposto, as receitas do concerto destinar-se-ão principalmente a aumentar os recursos para ajuda de todas as famílias em causa.

Cáritas Diocesana de Leiria


A Cáritas Diocesana de Leiria é um organismo da Igreja Diocesana que se destina a promover a ação sócio-caritativa na área da Diocese. Tem como objetivo o desenvolvimento de ações de apoio às camadas mais carenciadas da população; de socorro e ajuda entre as comunidades; de cooperação com quaisquer entidades que prossigam os mesmos fins.
No ano transato a Cáritas Diocesana atendeu 917 pessoas, distribuiu 25.691 bens não alimentares, 191.614 kg de bens alimentares. 290 crianças/adolescentes frequentaram a colónia de férias da praia do Pedrógão. Foi ainda prestada ajuda na compra de medicamentos e nas despesas domésticas como o pagamento de água e eletricidade, etc.

Centro de Acolhimento "O Girassol"


O Centro de Acolhimento Temporário “O Girassol” existe desde abril de 2001 e é uma valência da ADESERII (Associação para o Desenvolvimento Económico e Social da Região da Marinha Grande). Tem como objetivo acolher 14 crianças entre os 0 e os 12 anos, que se encontrem em situação de negligência, abandono, maus tratos físicos e psicológicos e abuso sexual, garantindo os cuidados adequados às suas necessidades e proporcionando condições tão aproximadas quanto possível à de uma estrutura familiar.
Após o acolhimento, a instituição tem como funções proceder ao despiste e diagnóstico da situação de cada criança de forma a poder denir um projeto de vida adequado, que pode passar pelo retorno à família biológica, à adoção, ou à institucionalização de caráter denitivo. A sustentabilidade desta casa é suportada em cerca de 80% pelo Instituto de Segurança Social, sendo a restante percentagem suportada pela autarquia e sociedade civil.

Centro de Acolhimento de Leiria


O Centro de Acolhimento de Leiria é uma obra da Paroquia de Leiria, inaugurada no ano de 1998, com o objectivo de acolher todas as pessoas que manifestem carências primárias, para que estas sejam satisfeitas com respeito e dignidade. A face mais visível da nossa actuação é a da alimentação, os cuidados de higiene pessoal e de vestuário, o pagamento de medicamentos e controlo da toma dos mesmos, a articulação com a família, serviços e/ou instituições, etc. Mas o mais importante é o apoio que tentamos dar no sentido de ajudar cada pessoa, consoante a sua realidade, a adquirir as “ferramentas” necessárias para que venha a conseguir tomar as rédeas da sua vida de uma forma positiva.
O Centro de Acolhimento não tem qualquer subsídio estatal, sendo todas as despesas de funcionamento assumidas na íntegra pela paróquia, parceiros e benfeitores, que fazem os seus donativos em géneros ou em dinheiro, possibilitando que mantenhamos a porta aberta e apoiemos todos os que diariamente nos procuram.

Bombeiros Voluntários de Leiria


A Associação dos Bombeiros Voluntários de Leiria, fundada em 26 de Maio de 1984, atua na área da proteção de pessoas e bens, dando cobertura a uma grande parte do concelho de Leiria, dada a situação geográfica dos seus três quartéis: Quartel sede em Outeiros da Gândara - Marrazes, o quartel da 5ª companhia destacada situado em Monte Redondo e o quartel da 6ª companhia Sul do Concelho localizado em Cardosos.

A forte aposta na formação dos elementos que integram o Corpo de Bombeiros, que tem sido levada a cabo nos últimos anos, permite-nos estar confiantes na resposta aos pedidos de socorro para os quais somos solicitados a intervir. A atestar esta afirmação estão os 6.262 serviços de emergência/urgência em que interviemos durante o ano de 2012.
A confirmar esta realidade, salientamos a celebração de um protocolo de cooperação com a Câmara Distrital de Água Grande, S. Tomé e Príncipe, com o principal objetivo de criar, naquela cidade, um corpo de bombeiros voluntários.”

Liga dos Amigos do Hospital de Leiria


A Liga dos Amigos do HDL é uma Instituição privada, apolítica e não confessional que pretende favorecer a intervenção da comunidade na vida do Hospital de Santo André, com vista à melhoria da humanização dos cuidados de saúde e do bem-estar do doente.
O seu objetivo específico é a ação social, cívica, cultural e moral, em regime de voluntariado, junto dos doentes/utentes.
A LIGA tem como receitas as quotizações, os proveitos de uma loja no HSA e o apoio de benfeitores.
Em 2012, pagou a comparticipação do doente na aquisição de 1900 medicamentos a 111 famílias de doentes do HSA

ADAV-Leiria, Associação de Defesa e Apoio da Vida


ADAV-Leiria, Associação de Defesa e Apoio da Vida, é uma associação de solidariedade social, apartidária e não confessional que ajuda mulheres grávidas, puérperas e suas famílias com os mais diversos problemas.
O contexto atual tem levado a uma procura cada vez maior da ADAV-Leiria, ajudando, atualmente, cerca de 300 famílias. Responde a uma variedade grande de casos que vão desde o apoio social, psicológico, médico, e jurídico.
Desde 2007 que a ADAV-Leiria vive somente de donativos e quotas de sócios. Face ao número crescente de pedidos, necessita de apoio financeiro e logístico, nomeadamente para o atendimento personalizado, no âmbito do serviço social e da psicologia e para a aquisição de géneros alimentares.

APEPI - CAV


A APEPI – Associação de Pais e Educadores para a Infância é uma IPSS constituída em 1981, com sede em Pombal. Tem como missão promover respostas sociais qualificadas de forma a satisfazer as necessidades da população, contribuindo para o bem-estar e a inserção social. Nomeadamente:

O CAT- "A Magia dos Afectos" em funcionamento desde 1991,destinado ao acolhimento urgente e transitório de crianças em situação de perigo, entre os 0 e os 12 anos de idade. Assenta a sua intervenção no distrito de Leiria, tendo sido já acolhidas 290 crianças. Uma das necessidades sentidas é um parque infantil na parte exterior do
centro.

O CAV- "A Cegonha" acolhe temporariamente mulheres grávidas ou puérperas com filhos recém nascidos, sem enquadramento familiar e que se encontrem em situação de risco emocional ou social. Já acolheu 117 utentes (mães e filhos).
Neste momento, as necessidades mais prementes são a substituição dos colchões e aquisição de resguardos e edredões.

Bombeiros Voluntários dos Cardosos


A corporação dos bombeiros dos Cardosos, 6ª Companhia, iniciou a sua atividade há vinte anos. Com a construção do atual edifício, que congregou o esforço das freguesias de Santa Catarina da Serra, Caranguejeira, Arrabal e
Chainça, a 6ª Companhia ficou com melhores condições para servir, prioritariamente, estas freguesias na área do socorro. A formação é uma constante, sendo que, na área de combate a incêndios urbanos e industriais, a
falta de equipamentos de proteção individual para todos os bombeiros é uma preocupação. É urgente, pois, dotar este quartel de capacetes urbanos, fatos Nomex e APS.

Comissão de Protecção de Crianças e Jovens de Leiria


A CPCJL é uma instituição oficial não judicial, que promove os direitos da criança e do jovem residentes ou que se encontrem no concelho de Leiria, prevenindo ou pondo termo a situações suscetíveis de afetar a sua segurança,
saúde, formação, educação ou desenvolvimento integral. Anualmente a Comissão acompanha cerca de 900 crianças e jovens, sendo frequentes os casos com recurso a entidades de 1ª linha para prestar apoio a vários níveis, desde
alimentação, bens de higiene pessoal de primeira necessidade (fraldas, medicação, etc..), apoios para ajudas técnicas e despesas de carácter imediato (alojamento de jovens em autonomia de vida), não podendo estas despesas ser
assumidas pelo fundo de maneio atribuído.

Sociedade Portuguesa De Esclerose Múltipla


A Delegação Distrital da SPEM de Leiria é uma instituição particular de solidariedade social (IPSS) sem fins lucrativos que teve início em 22 de Maio de 1999, que se ocupa de pessoas afetadas pela Esclerose Múltipla, uma doença do foro neurológico, incurável e progressivamente incapacitante, que atinge maioritariamente indivíduos adultos e jovens.
Atualmente, dispomos de serviço de Apoio Social, de Apoio Psicológico, de Fisioterapia e de Apoio Jurídico.  Depara-se com falta de produtos e material de apoio a nível de higiene para pessoas acamadas, como resguardos descartáveis, fraldas, toalhetes, loções hidratantes para a pele etc e material de apoio para pessoas com mobilidade reduzida e/ou acamados   como camas articuladas, cadeiras de rodas, andarilhos, canadianas, cadeiras de banho e almofadas anti escaras, entre outros.

Loja Social da Batalha


A Loja Social da Batalha surge em setembro de 2009 numa parceria entre a Câmara Municipal da Batalha e a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Batalha. Tem como objetivo dar respostas sociais às pessoas carenciadas deste concelho. Apoia anualmente cerca de 130 famílias, através de alimentos, produtos de higiene, vestuário, calçado, mobiliário, pequenos eletrodomésticos, têxteis para o lar e material escolar para os mais novos no início de cada ano letivo. A Loja Social da Batalha também apoia as necessidades dos refugiados que foram acolhidos no concelho, onde encontraram casa, estando a ser apoiados por esta Instituição com alimentos, vestuário, produtos de higiene e material didático para as crianças em fase escolar. Esta instituição não conta com ajudas estatais, sobrevivendo dos donativos e do trabalho dos voluntários que organizam eventos de vária índole ao longo do ano para obter verbas que permitam continuar o seu trabalho.

Colina do Castelo


A Colina do Castelo, Associação de Solidariedade Social de Leiria, foi constituída em 11 de Março de 2004.
Presta apoio psicossocial gratuito a famílias residentes na freguesia de Leiria  e apoio escolar aos filhos dos seus utentes. Não tendo apoio de   qualquer organismo do estado , todas as suas atividades são desenvolvidas por voluntários  e  tem como principais objetivos o apoio a idosos, acompanhamento afetivo, apoio a crianças e jovens no que respeita à educação e formação, apoio à integração social e comunitária de crianças e famílias carenciadas. Com a ajuda do Banco Alimentar Contra a Fome de Leiria Fátima, fornecemos mensalmente um cabaz de alimentos a 43 famílias, num total de 128 pessoas. No entanto, esta ajuda é manifestamente insuficiente,tendo de  recorrer a alguns amigos e empresas da região que  oferecem os alimentos em falta.
Integrados no projeto Gerações Felizes, estão neste momento a frequentar o nosso centro de Apoio Escolar, 7 crianças do 2º e 3º ano, 1 do 5º ano e 1 do 9º ano. Com o apoio da Páginas de música esperamos poder incluir mais famílias no apoio alimentar bem como incluir mais crianças do 1º ciclo neste projeto.

Instituições apoiadas em 2015/2016


Veja aqui o video das instituições apoiadas em 2015 e as que irão ser apoiadas em 2016.