Sociedade Portuguesa De Esclerose Múltipla


A Delegação Distrital da SPEM de Leiria é uma instituição particular de solidariedade social (IPSS) sem fins lucrativos que teve início em 22 de Maio de 1999, que se ocupa de pessoas afetadas pela Esclerose Múltipla, uma doença do foro neurológico, incurável e progressivamente incapacitante, que atinge maioritariamente indivíduos adultos e jovens.
Atualmente, dispomos de serviço de Apoio Social, de Apoio Psicológico, de Fisioterapia e de Apoio Jurídico.  Depara-se com falta de produtos e material de apoio a nível de higiene para pessoas acamadas, como resguardos descartáveis, fraldas, toalhetes, loções hidratantes para a pele etc e material de apoio para pessoas com mobilidade reduzida e/ou acamados   como camas articuladas, cadeiras de rodas, andarilhos, canadianas, cadeiras de banho e almofadas anti escaras, entre outros. 

Loja Social da Batalha


A Loja Social da Batalha surge em setembro de 2009 numa parceria entre a Câmara Municipal da Batalha e a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Batalha. Tem como objetivo dar respostas sociais às pessoas carenciadas deste concelho. Apoia anualmente cerca de 130 famílias, através de alimentos, produtos de higiene, vestuário, calçado, mobiliário, pequenos eletrodomésticos, têxteis para o lar e material escolar para os mais novos no início de cada ano letivo. A Loja Social da Batalha também apoia as necessidades dos refugiados que foram acolhidos no concelho, onde encontraram casa, estando a ser apoiados por esta Instituição com alimentos, vestuário, produtos de higiene e material didático para as crianças em fase escolar. Esta instituição não conta com ajudas estatais, sobrevivendo dos donativos e do trabalho dos voluntários que organizam eventos de vária índole ao longo do ano para obter verbas que permitam continuar o seu trabalho.

Colina do Castelo


A Colina do Castelo, Associação de Solidariedade Social de Leiria, foi constituída em 11 de Março de 2004.
Presta apoio psicossocial gratuito a famílias residentes na freguesia de Leiria  e apoio escolar aos filhos dos seus utentes. Não tendo apoio de   qualquer organismo do estado , todas as suas atividades são desenvolvidas por voluntários  e  tem como principais objetivos o apoio a idosos, acompanhamento afetivo, apoio a crianças e jovens no que respeita à educação e formação, apoio à integração social e comunitária de crianças e famílias carenciadas. Com a ajuda do Banco Alimentar Contra a Fome de Leiria Fátima, fornecemos mensalmente um cabaz de alimentos a 43 famílias, num total de 128 pessoas. No entanto, esta ajuda é manifestamente insuficiente,tendo de  recorrer a alguns amigos e empresas da região que  oferecem os alimentos em falta.
Integrados no projeto Gerações Felizes, estão neste momento a frequentar o nosso centro de Apoio Escolar, 7 crianças do 2º e 3º ano, 1 do 5º ano e 1 do 9º ano. Com o apoio da Páginas de música esperamos poder incluir mais famílias no apoio alimentar bem como incluir mais crianças do 1º ciclo neste projeto.

Bolsas de Estudo “Páginas de Musica”


Com vista à promoção da educação, a associação criou em 2012 as bolsas de estudo "Páginas de Música" , que consiste na atribuição de uma prestação pecuniária anual para  comparticipação nos encargos com a frequência de um curso superior, sempre que, o estudante demonstre não ter capacidade financeira para as custear.

Comparticipação para aquisição de medicamentos a pessoas carenciadas


Como vem sendo habitual, a associação pretende continuar a contribuir na aquisição de medicamentos para pessoas carenciadas.